PACORE - Quatro princípios do design

Estou definindo uma palavra para melhor memorizar esses 4 princípios básicos no design:(P)Proximidade, (A)Alinhamento, (CO)Contraste e (RE)Repetição.


O cliente ou sua mãe não tem obrigação de ficar sabendo o que significa cada um desses princípios, mas simplesmente mostre em seus trabalhos o valor de cada um deles!


Para começar

Eu quero falar aqui sobre o que pesquisei para escrever sobre este assunto pois tivemos uma aula rápida na Seven e foi citado esses princípios que também está no livro “Design para quem não é designer” de Robin Williams. Então resolvi ler um pouco sobre esses princípios que serão importantes no decorrer das aulas.

Proximidade(P)

Os itens precisam ser agrupados, quando vários itens se aproximam tornam-se uma unidade visual e não ficam espalhados na mídia dificultando o entendimento e a organização.




Alinhamento(A)

Criar uma aparência limpa ajuda o entendimento. Se começar alinhando um texto a esquerda termine pela esquerda, se você pretende alinhar objetos numa página não os deixe de forma irregular com o intuito de chamar a atenção porque não vai dar certo. O nosso cérebro percebe as mudanças de imagens e posicionamento e isso pode tornar o seu trabalho duvidoso.






Contraste(CO)


Uma vez um cliente me pediu para fazer um banner em lona para ele mas as cores da empresa eram amarela e branco, adivinha: Ele queria fundo amarelo e letra branca, por fim resolvi não aceitar o trabalho porque mesmo sem saber da regra já tinha a noção de contraste. Até mesmo um negrito ou itálico pode ser sinal de contraste, se a letra for clara demais para o fundo, concerteza não chamará a atenção. Mas use moderadamente e não vá sair por ai usando cores vibrantes em fundo escuro. Tenha todos os princípios em mente.






Repetição(RE)

O uso de várias fontes numa página não é aconselhável. Repita os elementos visuais do design e espalhe-os pelo material, é permitido repetir cor, forma, textura e tamanhos para uniformizar tudo. Crie uma organização para colocar em prática esse conceito.










Texto inspirado no site Design.blog
Fontes de pesquisa: Google, Designer para quem não é designer (livro de Robin Williams)

Um comentário:

Luita Elis disse...

Muito Bom!!! =)

Obrigada!