Estudo de caso: Incrível cartaz espacial no photoshop.

Você já deve ter visto por ai cartazes como esse, com efeitos de luz e planetas.
Vamos ver como funciona o processo da manipulação.


Este estudo requer conhecimentos intermediários no photoshop, mas nada impossível de se fazer.

Começamos com um background na cor preta e adicionamos o planeta já recortado com a ferramenta pen tool.

Nesse passo abrimos as propriedades de camadas "Adjustment layer" e utilizei um efeito de brilho externo "Outer glow" alaranjado e vejo qual fica melhor na mesclagem da opção depois dupliquei a camada do planeta e adicionei um brilho interno "Inner glow" na mesma cor para dar uma certa profundidade.
Nesse momento um efeito incrível e bem simples de se fazer, que são os riscos de luzes abstratas acima do planeta. Adicionei um gradiente nas propriedades da camada nas cores:
ea0000 vermelho
ffd800 amarelo
96ff0e verde
e na mesclagem do gradiente usei `color`.




Relembrando! Filtro fibers ou fibras, motion blur na vertical e gradiente.



No passo seguinte adicionei uma máscara na camada dos riscos de luz e com as cores primeiro plano preto "foreground" e segundo plano branco "background" e usei o filtro "diferent clouds" para dar a sensação de áreas escuras.






Criei uma camada transparente e com brush macio pintei duas luzes uma em cima na cor laranja e outra embaixo na cor vermelha.


Acima desta camada criei uma outra com preenchimento preto e adicionei novamente o filtro "diferent clouds" e mudei a mesclagem da mesma para "overlay" ou sobrepor para simular a nevoa.





Mais camadas:
Adicionei uma camada em preto acima da camada da anterior e usei o filtro "Ruído" ou noise e também mudei a mesclagem da camada para "overlay" para da mais vida a fumaca.




 Neste passo aconselho a baixar um brush de estrelas ou "Star" ou pontos de luz para criar as estrelas no espaço, mas se quiser você também pode criá-las no photoshop e salvar como brush. Alterei as configurações do brush "Star" como espaçamento, dinâmica e dispersão do mesmo e pintei aleatoriamente sobre uma camada separada atras da camada do planeta e adicionei um pouco de brilho externo nas propriedades da camada.





Esse mesmo ponto de luz maior acima do planeta veio dos brushes de estrelas que baixei sempre numa camada diferente também e adicionei um pouco de brilho externo "outer glow". Também criei uma camada para pintar essa linha de luz atras da estrela maior com um brush macio e usei um desfoque gaussiano "gaussian blur" para aumentar a dispersão do brilho.







Aqui temos um recurso que muitos ainda criticam mas porque não sabem usar corretamente que é o lens reflect ou Reflexo de lente, que é aquele reflexo de luz na câmera. Criei uma camada para este com fundo preto e adicionei o filtro e mudei a mesclagem para "divisão" para que o preto desapareça e para que com a borracha eu possa apagar em volta do reflexo e deixar somente as luzes.


E por fim o toque final que são as barras de luz interagindo com as cores em geral em uma nova camada com a mesclagem em overlay para ficar no mesmo tom das cores do fundo.





Espero que esse estudo de caso o ajude em seus trabalhos.
Obrigado!

Cartaz e artigo criado por Wander
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: